terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Respondendo

Anônimo Ulysse Nardin disse...

Sid Garcia,
Leio suas críticas jornalísticas. Creio que são oportunas. Mas sejamos realistas, a quem interessa uma imprensa correta e engajada que se preocupe em cumprir sua função verdadeira?
Talvez apenas a meio punhado de idealistas como eu e você. Vou além. Quem seriam os leitores de uma imprensa livre e consciente no Piauí? Os miseráveis que recebem dinheiro do governo no bolsa família? Darei mais um passo. Quem faria uma imprensa bem escrita e bem articulada? Os jornalistas que vivem pressionados nas redações, ganhando pouco, obrigados a cumprir números em matérias por cada manhã? Você faz críticas porque enxerga o caos. Mas, para mim, tudo está em seu lugar.

Respondo:

Talvez não interesse aos donos de meios de comunicação, mas uma imprensa séria deveria interessar a população que, diariamente, se informar por ela. Os leitores são os mesmos que lêem a imprensa pobre, só que aumentando o nível das produções jornalísticas do Piauí, naturalmente os leitores aumentariam suas exigências. Acredito que esse tédio não dure. Pois as pessoas também querem coisas novas, elas se cansam. A pergunta da imprensa bem escrita e articulada é boa. Realmente, existe uma pressão excessiva sobre os jornalistas. Mas, sobre isso, os jornais nacionais conseguem manter um nível cultural alto mesmo sob pressão. A questão do salário é excelente. Existe portal do Piauí que contrata estagiário por 100 reais e ainda não paga o coitado no final do mês, suga o foca até não poder mais. É uma palhaçada. E o pior que esses donos de portais não pagam melhor, muitas vezes, porque não querem. Acham cômodo ficar chamando um monte de gente sem experiência apenas para cumprir horário e dizer que é um meio muito atualizado. Patético.

Eu vejo o caos. Acho que quase todo mundo vê como se tudo estivesse normal, como se tudo fosse, incontrolavelmente, assim. Já teve gente que veio reclamar porque eu reclamava dos portais, disse que eu tinha que fazer minha parte. Pois bem. Eu faço e ainda continuo reclamando, mostrando falhas, apontando soluções. Tem gente que disse que só faço isso porque não estou "roendo o osso" do Governo e ganhando alguma coisa. Como confiar numa imprensa que acha que só pode existir gente honesta e decente até que seja comprada? Eles são desse jeito. Muitos, não todos, só não se sabe quem é sério mesmo, pois o trigo está abaixo do joio, que é em quantidade muito maior. Até os professores universitários alertam os alunos que o mundo é assim, já ensinam-os a aceitarem tudo assim. Existe censura até nas faculdades, naqueles jornalecos desatualizados que os cursos de comunicação oferecem. Talvez eu e você sejamos idealistas e nada nunca vai mudar ou a mudança será tão lenta que nem valerá a pena esperar, mas gosto de acreditar que alguns poucos jornalistas que vão lendo coisas como eu escrevo ou se descobrindo lendo jornais bons, coisas boas, possam ir acordando e tentando fazer melhor, sejam por meios alternativos, menores ou pelos principais mesmo, por que não?

Nenhum comentário: