sábado, 5 de janeiro de 2008

Cada dia é o pior dia

O editorial é a opinião do jornal (sem assinatura) sobre um determinado assunto, normalmente fala-se de uma notícia que teve bastante impacto. Pois bem, no Manifesto, escrevi que o jornal O Dia era que estava mais em cima do muro de todos os jornais do Piauí, nunca era possível encontrar uma manchete com uma crítica ao Governo do Estado. Isso não é novidade. Porém, lendo os editoriais do jornal desde o início do ano até hoje, parece que os jornalistas de lá vivem num mundo fantástico, onde nada de ruim acontece. A opinião do jornal é sempre um elogio, um gracejo, um apoio - sempre, é claro, por algum político. Só o editorial do dia 1º de janeiro não elogiava ninguém, bem para começar o ano, entretanto, estava entupido de conselhos de biscoito chinês do tipo: "É importante que as pessoas estejam preparadas para recomeçar" ou "Temos a capacidade de fazer o que não deu certo" e mais "Se algo acontece por acaso foi apenas uma dessas voltas que a vida dá de vez em quando". Ah, por favor! Se expremer esse jornal-assessoria-de-imprensa-de-órgãos-públicos, sai (ao contrário daqueles que saiam sangue) caramelo, de tão meloso. Do dia 2 ao dia 6, só elogios: é Sílvio Leite pra cá, as armadilhas contra dengue da Fundação Municipal de Saúde pra lá, Sílvio Leite de novo (hum, duas vezes), aí vemos uma rapidinha no Robert Rios e uns votos de confiança para juízes, leis e políticos sem nome. Está aí. Pelo menos é um jornal honesto, a gente sabe de que lado está. A opinião que tem sempre vai ser de passar a mão na cabeça dos tais. Se pelo menos metade dos projetos que os políticos propõem e que O Dia elogia funcionassem, estaríamos noutro nível, nossas vidas estariam bem melhores. Tudo seria perfeito. É assim que um jornal serve à população? Deveria ser elogiado algo depois que acontece, não um projeto e sim seus resultados. Mas, nem falam dos resultados, que, aliás, em sua maioria, nem tem bons resultados. Ah! Falaram bem do resultado do "Xô Macaco", mas disso não preciso falar mais, já provei várias vezes que essa campanha foi um desastre, ao contrário do que disseram. De resto, o editorial condiz com suas reportagens: frias, chapas-branca etc. E só. Veja, a seguir, alguns editoriais deste ano, o resto é só acessar, não vou colocar tudo pra não pesar a página ainda mais: http://www.portalodia.com/jornal/default.asp

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Sid,

Importante esse blog, opiniões independentes sempre são mais interessantes.
Contudo, é fundamental que seja expresso o outro lado da moeda. Assim se um determinado meio de comunicação (jornal O Dia) só vê coisas boas do governo do estado, o que dizer dos outros meios e pseudo-colunistas que só vêem coisas ruins (180graus e zózimo tavares). Desta maneira, segundo sua lógica, se os que falam bem o fazem por dinheiro. Os que falam mal também o fazem por dinheiro (na verdade a falta dele).
Portanto, há tempos que não acredito nos meios de comunicação do piauí. Uns falam bem porque recebem e os outros falam mal porque não recebem. Enfim, todos são farinha do mesmo saco. E ainda por cima, principalmente os que fala mal, escrevem pessimamente, chega a doer quando se tenta ler, por exemplo, os argumentos do Zózimo para enaltecer o Sílvio e esculachar o WD.
Esse pessoal pensa que o piauense cai nesse jogo apenas e somente midíatico.