terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Eu, notícia

Quando meu manifesto foi publicado no Observatório da Imprensa, alguns portais de notícias publicaram o feito, mostrando que um certo "Sid Garcia" estava metendo bronca no jornalismo piauiense. Confesso que não falei do ocorrido pois só fui descobrir a repercussão dias depois e achei que a história já era velha. Mas hoje vejo que saí no 180graus e vou analisar a notícia. Vamos de novo para algo que já falei e que me cansa sempre, a matéria diz o seguinte: "(...)As informações contidas no 'Blog do Sid', apesar dele manter-se no anonimato- o que prejudica a sua credibilidade(...)".
Pergunto de novo: apenas por que não me conhecem significa que estou no anonimato? Eu preciso ser alguém "do meio", algum de vocês, para poder ter feito meu trabalho como estou fazendo? Acho que não. ESPERO que não. Sobre o fato de acharem que anônimo prejudica a credibilidade, digo que isso não significa nada, porque não estou expondo fatos que vocês mesmos não possam verificar. Todos os dias, eu coloco uma parte de algum meio de comunicação e depois dou minha opinião. Não há o que acreditar, e sim, apenas concordar ou não. Opinião não é verdade ou mentira (só se acharem que não acredito no que digo) e sim, meramente, a maneira como vejo determinado assunto, no caso, os meios de comunicação do Piauí.

No mais, espero que os debates acerca do jornalismo em si estejam mais intensos do que a vontade que os jornalistas têm de me identificarem (o que, infelizmente, não acredito). Como a matéria diz: "Seus textos têm despertado os jornalistas para uma reflexão do trabalho que fazem atualmente."

P.S.: No final da notícia tem um inexplicável "180graus.cm(sic), LÍDER E INDEPENDENTE!". Antes que os paranóicos de plantão venham comentar algo, digo que não tenho nenhuma ligação com o 180graus, nem sou o Helder Eugênio (dono do portal) e nenhum de seus repórteres.

4 comentários:

Anônimo disse...

Creio que você deve se achar uma cara bem esperto e corajoso. Mas me diga uma coisa, pra quem você trabalha? Para a delegacia do Trabalho ou sociedade protetora dos jornalistas sem carteira? Qual é, cara...prender-se a um mísero diploma é negar a qualidade profissional de muitos, que não temem em mantêr-se por trás da cortina da covardia como você. Ou será que Platão cursou filosofia numa faculdade? Seja inteligente, pare de escrever tanta besteira cara...chegar ao orgasmo por ter um texto lido num programa nacional deve mesmo ser muito para você...que deve tá querendo se canditatar a algum cargo podre e se tornar mais um corrupto num mar de ladrões.

Anônimo disse...

E porque a necessidade em sempre reafirmar isso. Repetição estranha e chata!

giuliano disse...

Pra que esse desfecho da notícia? Líder e independente, neh! Usaram o teu manifesto como escudo.


Além disso, não sei porque as pessoas tem vergonha de assumir a verdade de tantos fatos aqui criticados, chamando de besteira. Tem textos aqui que eu descordo, mas bem menos do que os textos jornalísticos criticados.

Anônimo disse...

sid, também uso codinome p me expressar nos sites q visito sou apenas um cidadão q como vc (se não for mais um tentando se auto-promover) tem a capacidade de se indignar com os meios de comunicação, pois estão todos viciados,sejam jornais escritos, revistas,telejornais,portais,blogs etc...
só não entendo a chiadeira por causa do anonimato, pois se o mesmo já foi muito importante para combater um grande mal como regime militar, igualmente o é agora para combater o câncer q está impregnado no discurso oficial midiatico.
parabêns pela proposta (não estou puxando o saco de ninguêm) ela já era nídtida e necessária.
P.S.: PAU DE RATO