terça-feira, 8 de janeiro de 2008

As velhas novidades do Meio Norte

Juro que iria elogiar o Meio Norte por fazer um blog falando das eleições nos Estados Unidos, afinal, os assuntos internacionais são ignorados, quase completamente, pelos piauienses. Mas, olhando o blog Eleições nos EUA, achei algo estranho. Dei uma pesquisada na internet e bingo! o blog é só uma cópia da internet. Novidade. A cópia maior é do site do britânico BBC Brasil.

O Meio Norte diz:

(...)

Desta vez, o processo de escolha começou neste dia 3 de janeiro - mais cedo do que em ocasiões anteriores. Entenda esse processo e como funciona a corrida para a Casa Branca.

- Quando é o pleito?
O 44º presidente dos Estados Unidos será eleito no dia 4 de novembro de 2008. Ao mesmo tempo, ocorrem eleições para renovar totalmente a Câmara dos Representantes e um terço do Senado.

(...)

BBC Brasil diz:

Desta vez, o processo de escolha começa neste dia 3 de janeiro - mais cedo do que em ocasiões anteriores. Entenda esse processo e como funciona a corrida para a Casa Branca.
Quando é o pleito? O 44º presidente dos Estados Unidos será eleito no dia 4 de novembro de 2008. Ao mesmo tempo, ocorrem eleições para renovar totalmente a Câmara dos Representantes e um terço do Senado. (...)

Patético, não? É uma pena que "entender" as eleições no país mais importante do mundo é apenas copiar informações de outro portal que realmente analisou os fatos - não falo do Último Segundo, onde a notícia está hospedada (e que deu os créditos), mas da BBC Brasil, que estudou, de fato, a questão e vendeu sua notícia. E o Meio Norte ganha todo o crédito por aqui, de graça, só no CTRL+C e CTRL+V. Não devem nem ler o que dizem, apenas editam para ficar um pouco diferente - versão blog. E não é só isso. Têm mais coisas, mas não vou ficar citando igualdades, é cansativo para você e para mim. Confiram as duas "versões":

Obs.: Um erro no blog está impedindo que as imagens, quando clicadas, fiquem no tamanho natural, que daria para ler o texto na forma de imagem. Para verem o que digo, cliquem nos links em vermelho, nesta postagem, para irem aos sites indicados.

8 comentários:

giuliano disse...

Não surpreende esse costume de pegar informação sem identificar a origem desta.

Anônimo disse...

O mais triste (seria até engraçado) é você ler uma matéria no jornal e no final ver que não fizeram pelo menos uma leitura superficial antes (ou depois) do "CTRL + C" e "CTRL + V". Várias vezes me deparei com o famoso "clique aqui"...mas isso no jornal impresso.

E pra completar, nem colocam a fonte, como se não houvesse google!

Cara, é patético!

P.S.: Parabéns pela visão aguçada.

Anônimo disse...

http://acesso343.blogspot.com/2008/01/plgio-ou-apenas-semelhana.html


?E o euq rezid ossid ageloc

Anônimo disse...

Olá Sid

Primeiro queria te parabenizar pelo trabalho que vem fazendo em mostrar as falhas da imprensa piauiense.

Segundo, gostaria de me apresentar. Sou jornalista. Trabalhei minha vida toda em veículos de Natal, Rio Grande do Norte, minha terra natal.

Casei-me com uma piauiense aos 32 anos de idade. Como os pais dela moram em Teresina, passei a visitar essa bela capital. Acabei me apaixonando por Teresina e, agora que me aposentei, resolvi vir morar na capital.

Assim como você, estou estarrecido com o nível do jornalismo local.

Na televisão, um gaguinho se destaca como o líder de audiência; seguido por dois carecas que expõe pessoas pobres (em outro canal).

Nos impressos, o Meio Norte mais parece o jornal do Governo do Estado. Mudo de banca e encontro o Diário do Povo, ai mudo também o pensamento: estou lendo o jornal da Prefeitura de Teresina. Atravesso a Avenida Frei Serafim e vejo um outro jornal: O Dia. Parece que não fede, nem cheira. Ou será que em Teresina não tem notícias?

Entro na Internet. Passo assustado e sem acreditar no que leio no 180 Graus (mentem muito), sigo rumo ao Portal AZ, melhora o nível, mas ainda deixa a desejar. Parece que a equipe lá é formada apenas por dois jornalistas. Me desinteresso pelos computadores: Acessepiaui, Cabeça de Cuia, 45 Graus, mais parecem os riachõesnet da vida. Só textos de assessorias. O Cidade Verde melhora um pouco, mas ainda muito capenga.

Me entristeço, mas na mesma hora encontro forças e decidi: estou colocando,. em breve, um portal de notícias diferente de qualquer coisa que já existe por ai.

É um portal de verdade, com matérias que vai fundo nos fatos, e que, acima de tudo segue acompanhando cada fato já registrado, que não esqueçe a sequencia da notícia; um portal com coragem, independente, crítico, livre e aberto, com matérias trabalhadas; e, acima de tudo, feito por jornalistas de verdade, nada de copiar e colar, diferente do que se ver por aqui.

É um portal que será editado por mim.

Aguarde. Vem ai WWW.AI5PIAUI.COM

Abraços

José Inácio Loyola

Anônimo disse...

fala da manchete triste do portal az hj, sobre a emoção da familia da bbb8 gyselle. Eles perderam a linha politica e viraram revista de fofoca. Não tem mais manchete quente não! Tô decepcionado com Arimatéia Azevedo.

Anônimo disse...

Sid, procura a matéria "Idosa de 94 anos acusa vizinho de agressão no bairro Satélite", no portal cidadeverde.com.
No texto. o jornalista usa a expressão (mal) com "l", quando deveria usa (mau) com "u", olha o analfabetismo dos jornalistas.

Reprodução do texto: "O acusado teria empurrado a idosa da calçada após uma discussão sobre o mal cheiro do seu abatedouro, na manhã desta terça-feira (8)."

Mete a bronca ia!

JJ disse...

Quando eu fui apresentar o Webpiauí ao pessoal da Globo sabe o que eles me disseram quando viram um design totalmente diferente do design dos outros portais das afiliadas: "Meu filho, nao invente, copie, faça igual. Nesse país nada se cria, tudo se copia". O Mais interessante foi ver a Globo usar a mesma idéia que eu tive, meses depois. Aliás parte dela foi copiada pelo 180 graus um tempo depois (esse consentido pois um amigo trabalhava lá e perguntou se podia usar).
Enfim, é a realidade da internet mundial. Veja boa parte dos blogs que apenas repercutem idéias dos outros...

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny