quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

A capa de um livro

Jornalismo à parte, gostaria de falar sobre o layout da página de internet do Diário do Povo, o único dos principais jornais de Teresina que não se transformou em portal. O design de um site é importante para os leitores, pois, além de ter que agradar com uma beleza estética satisfatória, deve também possuir ferramentas simples e práticas e, obviamente, sem erros de programação. Mas, existe programação na página do Diário do Povo? Parece que não. Existem webdesigners trabalhando lá? Espero que não, pois se existirem, trabalham mal.
---
Quando se clica no link CAPA, que fica no MENU esquerdo da página, vai-se para a página do Diário de 22 de junho de 2006, época da Copa do Mundo, tem até legenda da foto principal, que não se alterou para junho, mas continua com a foto do dia atual: OS RONALDOS durante o treino para o jogo contra o Japão.
Fizeram essa parte do menu há quase dois anos e nunca mudaram. Onde estão os webdesigners? Além disso, o design é pobre e as ferramentas são inexistentes, falta quase tudo. Alguém pode encontrar, para mim, o e-mail da redação do Diário? Não se acha em lugar algum.
Outro problema são os erros nos links das matérias. Vejam só:
Com o mouse sobre a matéria "Abertura do Carnaval será na sexta-feira", matéria daqui do Piauí, o link, na verdade, está para a editorial "Nacional". Quando se entra, só as notícias nacionais e nada do bendito carnaval:
Claro, sem esquecer de um tal de Cadastro que sempre aparece antes de acessar uma matéria. O cadastro não é obrigatório, aposto uma moeda que quase ninguém o faz, pois só precisa entrar em "Este cadastro é opcional, portanto caso queira prosseguir com a visualização da página desejada clique aqui." É freqüente aparecer problemas e chateações do tipo. Lembro até um tempo atrás que o Diário fechou o site apenas para assinantes do jornal. Uma semana depois abriram de novo. Que houve? Imagino que os leitores não pagariam pelo precário serviço online. O jornal nem chega a ser mau, talvez o mais "político" dos três principais, mas a versão virtual precisa melhorar e muito.

Triste.

2 comentários:

giuliano disse...

Teresina tem webdesigners. Geralmente são bem pagos para criar o site. Mas para fazer a manutenção, parece que não pagam muito bem não! hahaha

Anônimo disse...

o site é fraco mesmo..e tem uma péssima manutenção..sempre tem erros..