quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Briga boa

Depois dizem que este blog não serve de nada e meu trabalho é inútil - alguns me ameaçam até de morte, com direito a exposição pública. Mas, digam-me: quando é que você viu um meio de comunicação denunciando outro no Piauí? Raro, não? Pois é, a manchete da noite de quarta-feira do Portal AZ mostrou que o Sindicato dos Jornalistas denunciou alguns meios à Polícia Federal, principalmente na questão trabalhista. A matéria, obviamente, não foi assinada, mas é um ponto para o AZ, que pode (e deve) até ter interesses por trás dessa notícia, mas não ficou com a frescura que a maioria dos meios daqui do Piauí tem de não citarem os concorrentes (está bem, eu sei que a maior da notícia parte é edição do jornal do sindicato, mas mesmo assim, os outros portais nem publicaram o fato). O fato é que a maioria dos portais do Piauí não respeitam nenhuma lei do trabalho, contratam de qualquer jeito e a custos mínimos (tem lugar que contrata para mais de 8 horas de trabalho e por menos de um salário, sem contrato nenhum, é tudo oral). Arimatéia Azevedo está tranqüilo para ter permitido a publicação, com certeza tudo está certinho por lá. Só não dá pra entender a atitude do Sindicato, que, segundo a matéria: "A diretoria do Sindjor solicitou que sejam feitas fiscalizações nos jornais Diário do Povo, O Dia, Sistema Meio Norte, TV Antena 10, TV Cidade Verde, TV Clube, TV Antares e TV Assembléia, além dos portais 180graus, Portal AZ, Acessepiauí e Cidade Verde." E os outros meios? Os pequenos, mas que ainda assim constituem uma empresa? Eles também podem estar contratando irregularmente e não devem ficar de fora. Só pra citar alguns, GP1, Folha de Teresina, Cabeça de Cuia, TV Canal 13, 45graus, Portal 1, Piauí Hoje e no interior: Notícias de Floriano, Luzilandia Online, Rio Grande Net e outros.

E outra, como isso pode acontecer? "O Sistema Meio Norte de Comunicação admite estagiários sem obedecer critério algum e contrata pessoas sem registro profissional para trabalhar como colunista e repórter". Então é assim? Eu admito um problema, uma irregularidade em minha empresa e nada acontece? Qual a função do sindicato mesmo?

Briga boa:

Vocês vão ver. Dessa briga não vai sair nada demais. No máximo, os donos dos meios ficarão alertas, mas não tenho muitas esperanças que, de fato, eles farão mudanças. Agora, a parte especial da matéria do AZ foi sobre nosso amigo, Roberto Alencar, do 180graus. Foi a melhor:
"O maior número de irregulares está nos portais, com destaque para o 180graus, onde pontifica como estrela maior o professor Roberto Alencar, que não é jornalista mas assina coluna diária, de conteúdo questionável do ponto de vista ético."
Ainda lembro da época em que 180graus e Portal AZ não podiam se agredir por determinação judicial. Mas, continuando, Roberto Alencar não deixou barato:

Roberto Alencar tirou essa postagem do ar agora há pouco, mas ainda deu tempo de eu tirar um screen shot. Ele dá sua resposta dizendo que qualquer um pode ter seu blog na internet e que ele já até deu aulas para turmas de jornalismo da UFPI. Ok, professor, entendemos isso, qualquer um pode ter um blog que emita opiniões pessoais, mas fazer notícia (muitas!) sem citar fontes é algo estranho. Internet não é jornal e nem TV, mas é um meio de comunicação digital como qualquer outro. A legislação ainda pode ser confusa nesse sentido, mas fazer reportagem, com tudo que uma notícia tem direito é só para bacharel em jornalismo. Outra: dar aula para turma de jornalismo não tem nada a ver com a profissão, existem professores de diversos ramos no curso de Comunicação Social, como: economistas, administradores, historiadores, psicólogos, PROFESSORES DE PORTUGUÊS etc. Isso não significa que eles podem ser jornalistas.

Queria entender porque Roberto Alencar apagou a postagem. Ele já apagou uma que, provavelmente, era para mim, onde dizia que tinha gente querendo derrubá-lo. Acho que ele pensa que ser dentro da lei, regulamentado é querer derrubá-lo. Só queremos as coisas certinhas, ô professor.

E sobre sua postagem no ar, você diz: Quem fez esse blog ser o mais acessado do Piauí foi você, leitor. Desde quando alguém lê texto ruim? Se esse blog já chegou a receber até 20 mil visitas num dia, é porque há nele algo de especial.
Isso é algo a ser discutido. Se fosse assim, os livros clássicos seriam best-sellers e os livros "fáceis" não seriam muito vendidos e não é isso que acontece. O que, na minha opinião, há de especial na sua coluna que faz ela ser acessada é o fato das pessoas acharem notícias "estranhas" por aí, que só você tem, sobre pessoas que ninguém conhece.

Vamos ver onde vai dar essa briga toda. Espero que quem ganhe com tudo isso seja o leitor, que tenha, no mínimo, a sua disposição jornalistas de verdade escrevendo as notícias, sejam boas ou ruins.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu já trabalhei para o 180graus e além de receber um salário miserável ainda ficava recebendo ligações a todo momento daquele helder, queria saber tudo de mim, mandava eu fazer coisas que nada tinha a ver com meu trabalho e fora do meu expediente.