quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Não vejam, não vejam!!!


Você pode resistir ao clique?


O Blog do Efrém Ribeiro, do portal Meio Norte, divulgou hoje fotos de um pedreiro que caiu de um telhado e morreu, não vou colocar a imagem da página dessa vez porque as fotos são violentíssimas, quem quiser ver, basta clicar nos links em vermelho. O Meio Norte tem um, digamos, "código de conduta", onde afirma que está "compromissado" a fazer apenas jornalismo voltado para a verdade, "crescendo sem desconstruir" etc. Gostaria de entender qual a utilidade pública em mostrar fotos de sangue, de um homem morto. O que a sociedade pode aprender com isso? A não subir no telhado? Ainda colocaram uma tarja ultra-sensacionalista na primeira página "FOTOS CHOCANTES". Usar desse tipo de apelação para chamar a atenção dos leitores é uma forma de tirar o foco para a falta de conteúdo que contamina as redações. O 180graus era o rei de fazer isso. Cheguei a ver a infantilidade de colocarem "Imagens fortes. Não clique". O Portal AZ, como já disse em posts anteriores, era até uma alternativa para esse tipo de jornalismo sem-conteúdo interessante, mas agora criaram por lá o "Plantão da Madrugada", para poder concorrer com a falta de qualidade. Existe uma idéia que o que é muito lido ou assistido é bom, de boa qualidade. Não acredito de forma alguma. Mas não estão preocupados em serem bons ou respeitados ou até mesmo dignos da profissão, mas, apenas, conhecidos. O importante é o "clique".

4 comentários:

Anônimo disse...

As imagens são realmente muitos fortes, e tb acredito que não contribuem em nada a não ser para espetacularizar a morte do pessoa. Na minha opinião é uma falta de respeito com quem morre. Será que o Efrém, iria gostar se o fotografassem numa situação parecida e publicasse em portais com uma tarja "fotos chocantes"?

Anônimo disse...

Querido desde de quando o Grupo Meio Norte tem compromisso com jornalismo.
Os meios de comunicação do PG estão ai pra poder chantegear e ser moeda de troca pra conseguir mais dinheiro e poder.
O Efrem coitado, já que não pode mais falar de politica busca o sensacionalismo.cOITADO

Anônimo disse...

falta jornalismo sério no estado.
todos só querem saber do R$.

Lanussa Ferreira disse...

Não tenho nem palavras para definir Efrém Ribeiro... "Criatura tosca", chega bem perto. Eu sempre ouvi rasgação de seda com a "inteligência" dele e também sempre me perguntei onde é que ele a utiliza. Óbiviamente, não é na sua profissão de jornalista. Aliás, ela é só mais um de uma gangue toda que resolveu dar um novo significado à palavra jornalismo. E, nem de longe, é um bom significado... É cada vez mais triste.