domingo, 30 de dezembro de 2007

Retrospectiva

Todo final de ano, os meios de comunicação costumam fazer uma retrospectivas dos acontecimentos mais importantes. Isso serve, principalmente, como uma análise, uma reflexão sobre os problemas, as dificuldades, os planos a se resolverem no ano que chega - e é bom até mesmo para a falta de notícias que esse período tem. Mas, onde estão as retrospectivas dos portais do Piauí? Se deixei passar alguém, por favor, me avisem, pois são poucos os encontrados, quase nada, mas vamos lá:


O 180graus.com fez um bom trabalho. Apesar dos exageros, como dizer que "Tropa de Elite" foi o filme mais assistido da história (?) e novamente, o acidente da TAM, em Guarulhos, onde o portal afirma ser o maior acidente da história - não é só do Brasil que digo, mas do mundo. Bem, o filme mais assistido da história do mundo eu não tenho certeza, chuto que seja E o vento levou..., Casablanca, Titanic ou Star Wars. Sobre o maior acidente, foi o acidente de Tenerife, na Espanha, que matou mais de 500 pessoas. Mas voltando a retrospectiva, foi interessante o fato do 180graus, diferente dos outros portais, não colocar as matérias na íntegra. Retrospectiva é apenas um resumo de tudo e foi colocado, como se pode ver na imagem ao lado, cada mês, separadamente e antes disso, uma pequena explicação geral de todos os acontecimentos. A mais bem feita.



O Acesse Piauí, apresentando uma montagem de fotos das principais imagens do ano, fez uma pequena análise em algumas editorias: policial, política e economia. Depois, ao invés de oferecer TODAS as principais notícias de cada mês, preferiu ir pelo caminho mais fácil (e preguiçoso) e escolheu apenas as 5 mais acessadas de cada mês. Ainda colocou um pequeno porém "Algumas matérias de grande relevância ficaram de fora, mas preferimos manter a fidelidade da sua escolha." Triste deve ter sido o ano para o Acesse, que nem imagens colocou em sua retrospectiva, apenas a montagem mal-feita, onde foram colocadas algumas fotos com péssima qualidade, umas sobre as outras, criando uma bagunça só, que ficam sob o nome quase imperceptível
"Retrospectiva".







Desculpem-me por não disponibilizar a página inteira do Portal AZ, mas não consegui capturar tudo, pois possui tanta foto que está travando a máquina na hora de copiar. Mas, são exatamente as fotos que mais chamaram atenção na retrospectiva do AZ. Boas e grandes imagens. Não precisava colocar tudo em uma única página, pois ficou muito pesado e também esqueceram de colocar, no mês de dezembro, que, segundo dados inexistentes, o AZ se tornou o mais acessado portal de alguma região, que eles não mencionaram. Graças a Deus eles não colocaram aquela tarja ridícula nas imagens, indicando que as fotos são de sua propriedade. Não serve de nada. Apenas uma vaidade inútil. No mais, a retrospectiva ficou boa.



O Meio Norte fez uma página especial para o Revéillon, só isso. Nada de retrospectiva. Cidade Verde também deve ter esquecido desse detalhe em sua home page. Nos pequenos, o TV Canal 13 fala apenas do revéillon. GP1, que não tem nada de portal da Globo, não fez nada. Entendo que talvez os novatos não possuam arquivo suficiente para uma boa retrospectiva, mas nem todo pequeno é novo. O Cabeça de Cuia, por exemplo, deixou, no mínimo, uma perguntinha em sua enquete questionando o que os leitores acharam de seu trabalho em 2007. Achei uma retrospectiva bem feita no adolescente 45graus.



A retrospectiva do 45graus foi mais para seu canal de vídeo, o 45tv, do que para as notícias escritas. Cheio de exageros também, como o 180graus, onde afirma, por exemplo, que foi aplaudido por diversos médicos em suas reportagens sobre saúde. O portal não é assim tão visto, aliás, o público se restringe mais a jovens - mesmo que insista em reportagens "adultas" (?). Sobre a retrospectiva, uma boa edição no vídeo e apresentou de forma sucinta, os acontecimentos que o portal conseguiu acompanhar durante o ano.



Análise geral:
Na internet, alguns portais deixaram a desejar, esquecendo que a população, no geral, gosta de ver o que "viveu" no ano que vai embora, para tentar melhorar no ano seguinte. Não são apenas as festas, o revéillon e a diversão que contam, mas fazer um balanço de tudo é importante até mesmo para o próprio meio de comunicação consertar suas falhas. É um trabalho difícil e sei que tem gente que quer é brincar nessa época (e como jornalista gosta de uma farra!), mas dá pra tirar um tempinho e fazer uma reflexão, junto aos leitores, de tudo que foi importante para o Piauí e o Brasil.

Um comentário:

giuliano disse...

Realmente, parece que não se deu grande valor a retrospectivas nos portais. Mas acho um investimento até desnecessário, se o portal peca na informação já passada durante o ano todo.