Reproduzo abaixo comentário que recebi de Ananias Ribeiro:
Caro Sid,
Parabéns pela iniciativa de abrir a discussão sobre a produção jornalística local, especialmente em relação ao meio on-line. De fato, os portais de notícias piauienses são referência no Nordeste e merecem um fórum de discussão para a continuidade do seu crescimento, quem ganha com isso é o internauta.
Não poderia deixar passar em branco as referências ao meu trabalho, a maioria delas erradas. De fato trabalhei no 180graus, mas de lá não copiei sensacionalismo e muito mesmo o Bob News. Vamos aos fatos:
O Bob News é uma evolução do Blog do Bob Gayoso que tinha a proposta de ser um resumo do conteúdo nacional e internacional disponível na web, abrangendo todas as editorias, mantido com muita competência por Luís Alberto. Ele foi o primeiro a aplicar no estado a fórmula do conteúdo de variedades disponibilizado em formato de Blog, o primeiro ‘blog de variedade’ piauiense foi o finado ‘Blog do Bob Gayoso’. Fórmula que, muito antes do 180graus aplicar no Bob Gayoso, vinha ganhando espaço no cenário nacional, para se ter uma idéia hoje é possível encontrar ‘blogs de variedades’ com acessos que ultrapassam em mais de dez vezes os números alcançados por qualquer portal do Piauí. O Fast Food é sim um ‘blog de variedades’, assim como o Bob Gayoso era, perdendo essa patente quando mudou para Bob News. Esses argumentos desfazem sua afirmação de plágio.
Com relação ao sensacionalismo, as notas do Fast Food são reproduções de conteúdo de outros sites, não refletindo a opinião de quem as publica, justamente por isso não são assinadas com o nome de ninguém. A que você destacou, por exemplo, foi publicada originalmente no Blue Bus, site de variedades que tem mais de dez anos formando opinião na web. Pesquise minhas matérias pelos portais que passei e vai conhecer o meu perfil de trabalho. O meionorte.com alcançou um crescimento de 200% em quatro meses não foi baseado no sensacionalismo, são várias as estratégias.
No mais, desafio você a dizer as ‘várias coisas’ que copiei do 180graus.
Abraço.
Meu comentário:
Realmente os portais de notícias do Piauí são referência em todo o Nordeste, mas não pela qualidade dos mesmos, mas porque qualquer um que queira ganhar dinheiro tem, como primeira idéia, neste estado, montar um portal. Está pior que igreja evangélica.
Você afirma: "O Bob News é uma evolução do Blog do Bob Gayoso que tinha a proposta de ser um resumo do conteúdo nacional e internacional disponível na web, abrangendo todas as editorias". E depois: "O Fast Food é sim um ‘blog de variedades’, assim como o Bob Gayoso era, perdendo essa patente quando mudou para Bob News. Esses argumentos desfazem sua afirmação de plágio."
Posso ter me enganado em relação do Bob News, mas como você fez questão de comentar, então seria um plágio do antigo Blog do Bob Gayoso, correto?
Você disse: "Com relação ao sensacionalismo, as notas do Fast Food são reproduções de conteúdo de outros sites, não refletindo a opinião de quem as publica, justamente por isso não são assinadas com o nome de ninguém. A que você destacou, por exemplo, foi publicada originalmente no Blue Bus, site de variedades que tem mais de dez anos formando opinião na web."
A sua não-opinião sobre os fatos publicados na sua coluna não tem nada a ver com sensacionalismo e sim o modo como são expostos, que aliás, talvez seja a menos sensacionalista do Meio Norte, mas também você não a atualiza muito - esse pode ser o motivo. E o fato do Blue Bus ter mais de 10 anos de existência, para mim, não significa que seja um jornalismo correto. Aliás, o que mais bati no meu texto, foi justamente o fato de se fazer um jornalismo pautado na seriedade, justiça e que sirva para ajudar a sociedade. Eu vi que o Blue Bus também publicou a imagem da garota, mas isso, você não acha que é estar ao lado do criminoso? Estão apenas dando mais espaço para que outras pessoas façam o que ele fez, já que os meios de comunicação dão suporte e até mostram suas "artes". Aliás, Blue Bus não tem nem acento, cheios de erros de português e sabe-se que as pessoas confiam muito no que lêem da mídia. Não acho que seja um portal "exemplar".
E mais: "O meionorte.com alcançou um crescimento de 200% em quatro meses não foi baseado no sensacionalismo, são várias as estratégias."
Acredito mesmo que várias tenham sido as estratégias, não duvido disso, mas sei que uma delas é a apelação. Procure você mesmo uma notícia, por exemplo, de política, no portal Meio Norte, que tenha sido bem apurada, bem trabalhada, fartamente analisada e não-opinativa e tenha sido destaque no portal. Existe? Nunca acho. Aliás, até o Agora, do Silas Freire, tenta ser algo assim, como ele diz "sério" e "polêmico", mas está recheado de opiniões próprias do Silas, que são desnecessárias e que contaminam as notícias. Sempre quando entro no MN, 95% das chamadas principais são do Efrém e a mesma porcentagem é de notícias de violência ou de mulher pelada. Aliás, até a manchete de agora "Procurador Regional Eleitoral ingressa com 845 pedidos para decretação de perda de cargo eletivo", do vejam só, Blog do Efrém, é apenas uma cópia, sem edição, do MPF.
Por fim: "No mais, desafio você a dizer as ‘várias coisas’ que copiei do 180graus."
Aceito o desafio, além do plágio, como você confirmou (sei, sei, muita gente antes do 180graus já fazia isso antes e vou acreditar que você realmente não se influenciou de seu antigo emprego e sim dos blogs nacionais) , do Blog do Bob Gayoso, incitar que as manchetes estejam repletas de notícias apeladoras, assim como o 180graus e que deve ser o seu trabalho como "coordenador", é também algo que você deve ter levado do portal do meio ângulo (ou, em outras interpretações, que dá apenas metade da notícia). Afirmei no meu manifesto que é culpa da mídia que os piauienses gostam de programas de baixa qualidade como Ronda, justamente porque a imprensa só oferece isso. Os grandes portais só oferecem porcaria e os que antes eram "bons", como o AZ, por exemplo, querem baixar seus níveis para poderem concorrer. Isso não é o correto. Os piauienes merecem coisas boas. Falta conteúdo, falta inteligência nas notícias. Cadê os críticos de cinema? Críticos de arte? Analistas políticos sérios? As notícias bem apuradas? AS grandes reportagens? Vez por outra vejo uma grande reportagem na TV Cidade Verde. Isso é algo bom, mas dificilmente os portais as tem. As notícias policiais que refletem alguma coisa na sociedade e não apenas o sangue. Cadê? Fazer notícia policial, embasado em estatísticas, por exemplo, é algo mais interessante e inteligente do que apenas jogar fotos de mortos, somente para chamar atenção. Meu caro colega Ananias, a imprensa e os piauienses merecem algo melhor. Merecem mais criatividade, mais dinamismo, mais esperteza, mais trabalho sério, estudado e ético. Riem quando se fala em ética, mas vou repetir isso sempre: jornalismo é para ajudar a sociedade e educar é a melhor forma de ajuda.
Espero que as informações sirvam para alguma coisa em seu trabalho. Boa sorte!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Caro Sid,
A conversa começa a desandar quando cai para o campo do deboche e da desinformação. O Piauí é destaque no segmento de portais de notícias em todo o Nordeste porque os profissionais que o fazem levam o negócio a sério; quem entra pensando em dinheiro fecha as portas rápido: pegue os três maiores portais do estado e veja quantos anunciantes tem cada um: o caçula, cidadeverde.com, chega a não ter nenhum anunciante, tem dificuldade de fazer o seu bom conteúdo render dinheiro. A proliferação existe porque o custo inicial para montar um portal é o menor se comparado a qualquer outra mídia. Igreja evangélica é com o Edir Macedo.
O Bob Gayoso era um ‘blog de variedades’, antes dele existiam milhares de ‘blogs de variedades’, eu posso dizer que o Bob Gayoso é uma cópia de todos eles? Sua referência é o Bob Gayoso, expliquei para você que antes dele existiam outros blogs do mesmo segmento com sucesso no meio pró-bloggers. Por isso, amplie seu universo de conhecimento sobre internet antes de apontar um plágio, na internet é quase impossível apontar o ‘pai da criança’.
Sobre o Blue Bus, ninguém sobrevive mais de dez anos se não tiver conteúdo, credibilidade, acessos e repercussão.
Eleição das Sete Maravilhas do Piauí. Essa foi uma das estratégias para o meionorte.com alcançar seu crescimento de 200%. Fizemos a maior eleição da história da internet local mobilizando piauienses e admiradores dessa terra por todo o mundo, foram quase 40 mil votos. Isso é estratégia sem apelação, são acessos que vem e ficam, votam um dia e acessam no outro para votar mais uma vez. Você questionou sobre conteúdo elaborado, pois pesquise no portal a cobertura que o próprio Efrém Ribeiro fez mostrando as belezas de 15 pontos turísticos do Estado, muitos deles desconhecidos da grande maioria dos piauienses. Matérias históricas, descritivas, emocionantes e acompanhadas de registro fotográfico. Mas se você espera do meionorte.com coberturas aprofundadas de picuinhas políticas, abandonamos essa linha que tem como grande resultado promover o atraso do nosso estado.
Quanto as comparações com a TV, são infelizes, fazer portal é totalmente diferente do que qualquer outra mídia.
Ética? Em um acidente de trânsito, com perímetro isolado já pela perícia, tiraram a foto de cadáveres de conhecidos de amigos meus (por isso eu sei que o perímetro estava isolado), e além de publicarem no jornal impresso Meio Norte uma das fotos, mostraram outras na televisão.
Dentro de uma empresa dessas, não há necessidade de se trabalhar com ética quando se fala em sensacionalismo ou apelação. Tenho certeza, não evidências, de que outras práticas que fogem da ética ocorrem nesses veículos de informação. Até porque é isso que atrai o público deles atualmente e forma os jornalistas interessados em trabalhar com eles.
Quando se diz que uma mudança nas formas de apresentação da informação não vão render capital para as empresas, se subestima completamente o espectador. Por que não dizem para eles que eles não seriam capazes de assistir a um programa sério (ou ler um blog sério), se assim este fosse no lugar dos atuais sensacionalistas?
Tem quem assista Jornal do Piauí só para ver Balaio de Gato. O programa aumenta a sua audiência sem aumentar a sua qualidade, usando da comédia para isso. Isso é apelação.
Em um blog, exibir notícias de vários temas é apelação. Deixa-se de lado a objetividade para se alcançar um público maior.
Isso parece ser o senso comum do jornalismo.
Não vamos ser ingênuos, Ananias, o dinheiro que os portais procuram não são de anunciantes comuns, mas sim do Governo, principalmente Estadual. O Blog do Bob Gayoso pode não ser uma cópia de "todos" eles, mas foi inspirado sim pelos outros. Mas se você diz que não plagiou ninguém, assunto encerrado, foi apenas uma idéia que tive, nada a se preocupar. Mas acho que você não leu direito o que escrevi, eu disse exatamente para você me mostrar algo sobre política que fosse sério, aprofundado, analisado, justamente o contrário dessas "picuinhas", como você mesmo disse. Mas parece que só se sabe fazer isso, tanto que, como você mesmo disse, o Meionorte.com evita matérias políticas justamente por não saber fazê-las sem ser política de fofoca. Que pobreza! Política é muita coisa. Realmente é promover o atraso no nosso estado esse tipo de notícia, mesmo porque os jornalistas não sabem se utilizar dos próprios governantes para passar informações ÚTEIS, realmente úteis, à população.
E outra coisa, pegando o fio do comentário acima, do amigo NightSpirit, este já é meu terceiro texto a você em que me refiro à ética e jornalismo sério, que tenha utilidade para a sociedade, mas em nenhum texto seu você falou disso, parece que o Meio Norte não se preocupa muito em ajudar a sociedade com seus veículos de comunicação - ou talvez você só tenha se esquecido de mencionar.
Postar um comentário